Conteúdo eficiente é essencial em mídias sociais

26/07/2017

 

Foto: Pixabay 

 

A campanha #ComunicaçãoProfissionalFazADiferença traz dicas para as empresas que pretendem utilizar ou já usam as mídias sociais. Uma coisa é certa: mesmo que exista liberdade nesse ambiente, é preciso cautela com o conteúdo que a empresa pretende circular para seus seguidores e público em geral. Inevitavelmente, essa questão abrange a capacitação de quem está responsável por essa função. 

 

A MultiComunicação orienta ainda que é fundamental o entendimento que em tempos de Facebook, a rede social mais popular no mundo, é preciso não confundir na hora de uma publicação o que é adequado para o particular e para o empresarial. Isso vale, sobretudo, para as pequenas e médias empresas que muitas vezes não contam com profissional específico para trabalhar em suas fan pages.

 

Rede social x mídias sociais

Os termos rede social e mídias sociais não são sinônimos. O primeiro deles é usado para o relacionamento de pessoas através de um grupo de amigos, como por exemplo o Facebook. Já as mídias sociais são as plataformas utilizadas para a comunicação de informações e têm como foco o conteúdo. Nesse caso, Facebook também pode ser usado, porém, com foco diferente, pois o que interessa para a empresa é comunicar as suas informações. Outra mídia social que se utiliza exclusivamente de conteúdo é o YouTube – funcionando como um canal para outros criadores.

 

O Facebook  e o YouTube podem ser utilizados por uma empresa para fortalecer sua marca, produto ou serviço. Um vídeo institucional pode ser feito para o YouTube e replicado no Facebook. Isso significa que as mídias sociais estão interligadas e ampliam as possibilidades para alcançar os públicos de interesse.

 

Facebook e YouTube

No Facebook mantemos um perfil pessoal que possibilita o relacionamento com redes de amigos. Nele podemos postar fotos, dizer o que queremos naquele momento com a resposta à pergunta: “No que você está pensando?”. Assim, nossos amigos ficam sabendo de nossas ações e podemos saber a respeito deles.

 

O YouTube tem sido o maior propagador de influenciadores digitais na atualidade. Grandes empresas dos segmentos mais variados estão investindo no potencial de youtubers famosos como Camila Coelho, que posta vídeos com dicas de maquiagem e Camila Coutinho, que teve o seu site "Garotas Estúpidas" eleito o quarto blog de moda mais influente do mundo em 2013 e utiliza o YouTube para fazer circular os conteúdos.

 

#DicasMultiComunicação

  1. Tenha cuidado para elaborar conteúdo com qualidade sempre.

  2. Não confunda perfil pessoal com fan page empresarial.

  3. Não esqueça que as diferentes mídias sociais se complementam.

  4. Opte por profissional capacitado para produzir o conteúdo de sua empresa.

  5. Não descuide com as particularidades de cada mídia social.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

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