Planejamento garante a implementação das estratégias comunicacionais

07/09/2017

Foto: Pixabay

 

A aproximação entre empresa, instituição ou indivíduo e público é realizada pela administração da informação via assessoria de comunicação - o tema da vez da campanha #ComunicaçãoProfissionalFazADiferença. Ela é subdividida em assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e relações públicas. O trabalho de assessoria de comunicação depende da elaboração da política de comunicação, do plano, do planejamento e da estratégia comunicacional.

 

A política de comunicação empresarial é definida por diretrizes gerais estabelecidas pela direção, pelo conselho diretor e pela presidência. Ela estabelece os princípios e os objetivos a serem perseguidos pelas atividades de assessoria de comunicação.

 

O plano é um documento escrito com os objetivos e a função de estruturar concretamente as principais ideias e programações para todas as atividades futuras da assessoria de imprensa. As funções dele concentram-se em: 1) avaliar as atividades de comunicação; 2) avaliar a evolução das atividades ao longo de sua implantação, possibilitando alternativas de correção; 3) programar as ações comunicacionais a serem desenvolvidas pela organização.

 

Já o planejamento de comunicação social se detém na elaboração por etapas, com bases técnicas, de planos e de programas comunicacionais, sendo que os objetivos definidos envolvem os seguintes aspectos: sazonalidade, efeitos da economia, controles legais e governamentais, presença ou ausência de monopólios, fatores de retração ou estagnação no contexto social e econômico.

 

Por fim, as estratégias são ações adotadas ordinariamente ou extraordinariamente, baseadas nas conclusões do planejamento e nas proposições do plano, para a construção dos produtos midiáticos que atendam às necessidades do assessorado. A estratégia é a escolha real sobre o que, como e quando fazer.

 

 

Please reload

Mais recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

Inove com a MultiComunicação: ideias criativas, resultados surpreendentes!

 

Siga-nos nas redes sociais:

 

 

 

© 2015 MultiComunicação

  • LinkedIn - MultiComunicação