Art&Dança lança videodança Stalos de Mim



Foto: Felipe Paes/Divulgação Art&Dança


O núcleo artístico canoense Art&Dança lançou nesta quinta-feira, 1º/07, o videodança Stalos de Mim. A produção audiovisual convida ao autoconhecimento por meio das sensações corpóreas expressas nos movimentos das bailarinas Carini Pereira (diretora do Art&Dança) e Didi Pedone (educadora corporal, com prêmios Açorianos e Quero-Quero) e do traçado da desenhista Mônica Sofia (mestre em Poéticas Visuais, trabalhos na Bienal Têxtil, Casa Cor e Museu de Arte Contemporânea).


A pré-estreia contou com live especial no canal do YouTube do Art&Dança, reunindo a equipe do projeto, dirigida pela artista e pesquisadora Fabiana Saikoski. Na oportunidade, os internautas puderam conferir em primeira mão a exibição dessa produção audiovisual híbrida e acompanhar o bate-papo do elenco e convidados, como a diretora de Linguagens Culturais e Eventos da Secretaria de Cultura de Canoas, Cristina Pereira (também fundadora do Art&Dança) e a agente de Cultura e Lazer do Sesc Canoas, Simone Luz, além de professores e artistas, como Larissa Sanguiné, Luciane Coccaro, Wil Freitas, Mickael Ramos e Angela Spiazzi. O evento online teve tradução em libras de Lenon Tarragô (pedagogo, ator, dançarino e drag queen).


“Esta videodança tem tudo a ver com o momento que estamos vivendo. Trabalha processos, solitude, autoconhecimento e superação de crenças limitantes”, afirma Fabiana Saikoski, que também é idealizadora do projeto. Cristina Colares elogiou a iniciativa. “O Art&Dança está aí, foi um conjunto da obra apresentada, com o espetáculo e uma tela com tantos convidados incríveis. Pudemos nos deter na obra e nos depoimentos. Parabéns, sucesso e vida longa a esse trabalho tão bem conduzido pela Fabi e a Carini.”


Para a gestora do Sesc Canoas, a produção é muito forte e emocionante. “Quero parabenizar por essa entrega que nos sensibilizou tanto e transbordou os nossos corpos também nessa audiência mesmo que mediada pela tela. Ficamos muito lisonjeados pelo Teatro do Sesc Canoas estar nessa videodança. Já faz mais de 1 ano que ele está fechado, então vocês são a presença. Este trabalho possui uma certa poesia, com esses corpos femininos em que tudo fala, até mesmo a câmera dança com eles. Isso tem potência, linguagem, discurso.


Nesse momento opressor de isolamento, em que tantas coisas somos impedidos de fazer, vocês marcam presença e deixam a mensagem por meio desses sentidos aguçados ao ouvir os sons do corpo estalando, o ruído do lápis desenhando e sentir a Luz do sol entrando na janela. Vida longa a todos os artistas, porque são maravilhosos.”


O resultado desta produção audiovisual híbrida pode ser conferido no Canal do YouTube da Art&Dança. Veja também fotos, vídeos, apresentação da equipe, bastidores e relatos das artistas, entre outros materiais em www.artdanca.com/stalosdemim e no Instagram @art.danca.


Workshops e mentorias

A partir de 5/07, acontece ainda a exposição gratuita e permanente de 4 videoworkshops sobre técnicas utilizadas no videodança Stalos de Mim no canal do YouTube do Art&Dança:

  • Produção cultural – reflexões sobre o fazer cultural e estruturas básicas de projetos culturais para produtores e artistas independentes, com Fabiana Saikoski. Aborda desde a concepção, pré-produção, produção e pós-produção até possíveis desdobramentos.

  • Experimentação em dança – proposta de dança híbrida com base nas movimentações de Hip Hop e de Dança Contemporânea, com Carini Pereira. Tutorial de dança para a música "Crazy" (Gnarls Barkley) – Angela Ricci, na qual a coreógrafa faz algumas considerações sobre como cuidar e preparar o corpo para a dança a partir de uma compreensão somática.

  • Axis Syllabus... e alguns impulsos orgânicos, com Didi Pedone. Através da compreensão da anatomia geral da coluna vertebral e seus principais encaixes, poderemos mergulhar neste oceano de possibilidades mecânicas e sensoriais que formam e expressam a nossa matéria física, para, assim, criarmos questionamentos sobre nossos reflexos mais primitivos e suas consequências.

  • Conceito de vazio na arte – reflexões a partir das Artes Visuais, com Mônica Sofia. Partir do nada, da folha em branco para desenhar, coloca o artista em um espaço de desafios e possibilidades. Com essa observação, percorre-se esse conceito dentro do processo criativo. Ao mesmo tempo em que no ocidente o vazio indica o nada, com a contemplação passiva, no oriente encontramos o MA, o vazio como campo ativo e fértil para a criação.

Serão oferecidas também mentorias online e gratuitas de imersão artística, com Carini Pereira, e de produção cultural, com Fabiana Saikoski, a partir de 22/07. As inscrições ocorrerão de 12 a 19/07, com 4 vagas voltadas a novos artistas (preferencialmente mulheres, LGBTQ+ e pessoas em áreas de vulnerabilidade).


Uma live de tira-dúvidas será realizada no Instagram do grupo canoense em 14/07, às 20 horas, também em libras. A divulgação dos selecionados está prevista para 21/07, sendo o primeiro encontro coletivo realizado no dia seguinte via Zoom, às 20 horas. Mais informações no site www.artdanca.com e no Instagram @art.danca.


O projeto Stalos de Mim é realizado pelo Art&Dança através do edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas da Secretaria da Cultura do RS, em parceria com a Fundação Marcopolo, e recursos da Lei Aldir Blanc (14.017/2020). São parceiros ainda 7° Setor, Photo Paes e Projeto Blacenta. Há apoio de: Yoga Studio Flow, Casa de Cultura Mário Quintana e SESC Canoas.


AGENDE-SE


PRÓXIMAS PROGRAMAÇÕES DO PROJETO STALOS DE MIM

5/07Abertura da exposição gratuita e permanente de 4 videoworkshops, com técnicas utilizadas no videodança Stalos de Mim, no canal do YouTube do Art&Dança.


12 a 19/07Inscrições para mentorias online e gratuitas de imersão artística, com Carini Pereira, e de produção cultural, com Fabiana Saikoski. Mais informações no site www.artdanca.com e no Instagram @art.danca.


14/07Live tira-dúvidas sobre as mentorias, com Carini Pereira e Fabiana Saikoski, às 20h, no Instagram @art.danca, com tradução simultânea em libras.


21/07 - Divulgação dos 4 selecionados para mentorias (mais informações no site www.artdanca.com e no Instagram @art.danca).


22/07 - Primeiro encontro coletivo das mentorias, com Carini Pereira e Fabiana Saikoski, via Zoom, às 20h.


ASSESSORIA DE IMPRENSA

Para agendamento de entrevistas e materiais complementares, contatos com a Cláudia Boff, da MultiComunicação (https://linktr.ee/MultiComunicacao).

Telefone/WhatsApp: (51) 99678-6349

E-mail: claudia@agenciamulticomunicacao.com.br

Mais recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.