Art&Dança terá programações online e gratuitas de 23 a 30/03 pelos seus 25 anos


Para comemorar seus 25 anos de atuação em Canoas (RS), a Art&Dança prepara o lançamento do projeto de museu virtual, em 30/03. A iniciativa faz parte das programações 100% online e gratuitas, alusivas ao aniversário do núcleo artístico, que é um dos mais antigos da cidade, tendo o Hip Hop e a dança contemporânea como principais vertentes.


Uma série de 8 lives, de 23 a 30/03, às 21h, no Instagram @art.danca resgatará os principais momentos do grupo, que tem sua história marcada por diversas premiações em festivais, além da luta por mais espaço e valorização da dança. Na primeira noite, a diretora da Art& Dança, Carini Pereira, conversa com a sua mãe e fundadora do grupo, Cristina Colares Pereira (diretora da secretaria de Cultura de Canoas), que contará como foi a fundação e o desenvolvimento do grupo canoense.


Na quarta, 24, o convidado será o coreógrafo Fernando Faleiro, fundamental para uma perspectiva híbrida da dança. Na noite seguinte, 25, será a vez da bailarina Caroline Narciso Fossá falar de sua formação artística pela Art&Dança. Depois, Carini conversa com os premiados bailarinos Eduardo Menezes (26/03), Mickael Ramos (27/03) e Wil Freitas (28/03), que ajudaram a construir conquistas importantes na cena estadual e nacional, como os marcantes primeiros lugares no Festival de Dança de Joinville (2007, 2009 e 2010) e o prêmio de financiamento a dança Rumos Itaú Cultural (2009).


Na penúltima noite (29/03) de bate-papos, o canoense Leandro Tossi fala do cenário local da dança. A semana de lives será fechada pela artista Débora Duarte (30/03), responsável pela pesquisa história deste projeto, ao lado da produtora cultural Fabiana Saikoski e da designer Annanda Araújo. Após a live, será lançado o novo site da Art&Dança (www.artdanca.com), que contará com a Exposição áudiofotográfica Vozes da Art - 25 anos da Art&Dança e um vídeo workshop com Carini sobre a corporeidade da Art&Dança.


Será possível acessar na nova plataforma o acervo de fotos, áudios e vídeos com memórias de eventos, documentos, objetos e outros registros históricos. “É uma grande satisfação poder homenagear em vida e voz tantas pessoas que fazem parte destes 25 anos, em que tanto trabalhamos para que a dança seja protagonista em Canoas”, afirma Carini. O projeto Art&Dança 25 anos conta com financiamento da Lei Aldir Blanc do Município de Canoas, em apoio à classe artística durante a pandemia do Coronavírus, e assessoria de imprensa da #MultiComunicação.


Mais recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.