Banco Itaú está no topo das marcas mais valiosas de 2024

O banco Itaú é a marca mais valiosa do Brasil em 2024, conforme a Kantar BrandZ. Estimada em US$ 7,3 bilhões, ela corresponde a 9% do ranking, composto pelas 50 marcas mais valiosas. O valor de todas as marcas juntas ultrapassam US$ 82,8 bilhões (ou cerca de R$ 412 bilhões), um crescimento de 4% ao ano, de acordo com a Kantar.

A classificação se baseia nas opiniões de 10.800 entrevistados sobre mais de 396 marcas mais valiosas em 27 categorias. Quem ainda aparece no topo desta lista é a Brahma (US$ 6,6 bilhões), Skol (US$ 5,8 bilhões), Claro (US$ 5,7 bilhões) e Nubank (US$ 4,6 bilhões), respectivamente. 

Entre as principais razões para as marcas mais valiosas se destacarem, estão a resiliência, o marketing e o atendimento às necessidades dos consumidores. Conforme o relatório, o setor de serviços financeiros no Brasil está passando por uma transformação com a chegada de fintechs que priorizam o digital, como o Nubank (5º lugar), e com clientes que priorizam acessar o banco de forma digital. 

Com isso, bancos tradicionais tiveram que se reinventar, investindo em novas tecnologias e experiências do cliente para acompanhar a concorrência.

Em relação a ações ESG (sigla, em Português, para Meio Ambiente, Social e Governança), o relatório afirma que a preocupação das instituições brasileiras com a sustentabilidade cresceu, porém esta meta ainda não foi alcançada. 

A Natura, que ocupa a 12ª posição, é um destaque em aspectos relacionados à Responsabilidade Ambiental e Social. A Kantar indica ainda que marcas que queiram construir uma boa reputação devem tratar bem seus funcionários e manter uma boa relação com seus fornecedores. 

Mas, o que faz todas estas marcas se diferenciarem? 

Este último estudo da Kantar BrandZ aponta a resiliência presente nas principais marcas brasileiras após momentos de incertezas e disrupção sofridos nos últimos anos tanto no país como nos mercados globais. 

Além disso, elas estão voltando com uma retomada de crescimento similar aos anteriores da pandemia da Covid-19, investindo em novas campanhas, eventos e participando de festivais, para se engajarem junto aos consumidores. “As marcas brasileiras mais fortes abrangem diversas categorias, o que ajuda a equilibrar a classificação, para garantir que seja menos suscetível a oscilações econômicas”,  afirma Milton Souza, CEO da Kantar Insight. 

Entre as razões para o Itaú estar liderando o ranking das marcas mais valiosas pela terceira vez consecutiva, está a presença em diversos canais de comunicação, assim como o investimento relevante e constante no setor de marketing da instituição. 

Para Souza, uma marca forte cria valor ao se basear nestas três métricas: 1) significativa (atende às necessidades das pessoas de maneira relevante e/ou construir afinidade); 2) diferente (ser única e/ou definir tendências) e 3) saliente (vem facilmente à mente). Segundo ele, entre as 50 marcas, o Nubank é a única marca que tem um bom desempenho em todas elas. 

Ranking das 50 marcas mais valiosas do Brasil

Confira o ranking completo das 50 marcas mais valiosas do Brasil, conforme a Kantar BrandZ:

  1. Itaú
  2. Brahma
  3. Skol
  4. Claro
  5. Nubank
  6. Bradesco
  7. Vivo
  8. Localiza
  9. Petrobras-BR
  10. Antártica
  11. Amil
  12. Natura
  13. Globo
  14. Magazine Luiza
  15. Banco do Brasil
  16. Azul
  17. Gol
  18. Totvs
  19. Sulamérica
  20. Drogasil
  21. Unidas
  22. Caixa
  23. Droga Raia
  24. Original
  25. Oi
  26. Bohemia
  27. Rede
  28. Sadia
  29. Assaí
  30. Renner
  31. Seara
  32. Ipiranga
  33. Movida
  34. Embratel
  35. Havaianas
  36. Porto Seguro
  37. Kaiser
  38. Quero
  39. Atacadão
  40. Schin
  41. 3 Corações
  42. Casas Bahia
  43. Americanas
  44. Leão
  45. Ypióca
  46. Pagbank
  47. Pilão
  48. Brastemp
  49. C6
  50. Consul

Precisa de ajuda? Saiba mais sobre os nossos produtos e serviços e entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *