Novembro Azul conscientiza os homens sobre o câncer de próstata

Com o mote “Saúde também é papo de homem”, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) busca conscientizar os homens para a prevenção e combate ao câncer de próstata dentro da campanha Novembro Azul 2022.

“Seja homem. Se cuide.“  Esse é o tema trabalhado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, incentivando o autocuidado ao público masculino, para uma uma vida mais longa e saudável.

Ações como essas fazem parte da campanha Novembro Azul, que é realizada mundialmente desde 2003. A iniciativa teve origem na Austrália, chegando ao Brasil em 2008. 

O câncer de próstata é o tipo mais comum da doença entre os homens, sendo a causa de morte de 28,6% da população masculina, segundo dados do Ministério da Saúde. Estima-se 65 mil novos casos em 2022, conforme a SBU.

Novembro Azul conscientiza sobre sintomas e fatores de risco

A campanha Novembro Azul amplia a conscientização para redução dos riscos do câncer de próstata. Conforme o Ministério da Saúde, alguns fatores devem ser analisados: histórico familiar, raça (homens negros sofrem maior incidência) e obesidade.

Inicialmente, o câncer de próstata não causa sintomas. Mas, à medida que a doença avança, o homem pode apresentar:

  • dores ósseas e ao urinar;
  • vontade frequente de urinar;
  • presença de sangue na urina.

Homens a partir de 45, com fatores de risco, ou de 50 anos sem os fatores, devem ir ao urologista para rastreio do câncer de próstata. 

Não deixe de fazer os exames necessários, mantendo uma rotina saudável, com alimentação balanceada e prática de exercícios físicos, por exemplo.  Evite o consumo de bebidas alcoólicas e fumar, entre outros hábitos prejudiciais. Ao apresentar alguns dos sintomas citados, busque auxílio de um especialista.

 A MultiComunicacao apoia essa causa, compartilhando conteúdos, em prol da conscientização, para que os homens possam se cuidar mais. Previna-se. Entre em contato conosco!

Homem usa um laço azul, que é símbolo da campanha Novembro Azul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *