Publicidade nas redes: busque o equilíbrio

Você já notou que basta pesquisar uma palavra no Google para começar a ver conteúdos relacionados? Isso também acontece com a publicidade nas redes sociais e em sites diversos, que utilizam tecnologias de inteligência artificial.

Plataformas como o Facebook, o Instagram e o LinkedIn utilizam algoritmos (um conjunto de etapas que um software precisa realizar para chegar a um resultado), para mostrar o que é relevante no feed, por exemplo. Por isso, muitas vezes não vemos conteúdos de pessoas que decidimos seguir.

Em 4/10, a Meta – empresa que comanda o Facebook, o Instagram e o WhatsApp – anunciou a ampliação de propagandas, inclusive no perfil dos usuários. Contudo, a mudança é fruto da sua primeira queda na receita trimestral em 10 anos.

Por conta disso, o aumento da publicidade no Instagram começou em setembro, através de:

  • introdução de anúncios da grade de publicações na aba Explorar (identificada pelo ícone de lupa);
  • experiência no feed.

Também está em testes a exibição de vários anunciantes em uma espécie de carrossel e anúncios baseados em realidade aumentada também nos stories, além das músicas que podem ser adicionadas ao carrossel de anúncios do Reels.

Há, no entanto, quem prefira não ser interrompido por esse tipo de coisa. Na TV e em outras plataformas de áudio e vídeo há a opção de assinar planos que não tenham anúncios entre as programações, o que explica o crescimento dos canais de streaming, além, é claro, das variadas opções de filmes e séries, entre outros disponíveis.

 Publicidade e equilíbrio

Ao mesmo tempo, o alcance orgânico das redes sociais sofreu uma queda brusca. O que não significa que você terá que só fazer anúncios em seus canais. O Marketing de Conteúdo ajuda a equilibrar a postagem de materiais informativos e a divulgação de seus produtos e serviços de forma orgânica, que podem ser potencializados por ações de tráfego pago.

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Publicidade nas redes: busque o equilíbrio

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