Micro e pequena empresa: Vale a pena?

História empreendedora

Nesta segunda-feira (27/06), comemoramos o Dia Internacional da Micro e Pequena Empresa. A MultiComunicação tem orgulho de fazer parte deste segmento. Afinal, são mais de 11 milhões de pequenos negócios no país (95% dos pessoas jurídicas). Ao mesmo tempo, estes empreendedores são responsáveis por 30% do Produto Interno Brasileiro (PIB).

Ser empreendedor é muito desafiador, precisando de muita força de vontade assim como de perseverança. Para marcar a data, a jornalista Cláudia Boff compartilha um pouco da sua história empreendedora. Ela destaca a importância do autoconhecimento e da qualificação, bem como da reinvenção constante. Confira essa história de superação!

Nossa história empreendedora

“Quando decidi fazer Jornalismo, há mais de 20 anos, eu sabia que contar histórias era a minha missão. Então, comecei a escrevê-las, logo depois de formada, no Jornal O Semanário, em Bento Gonçalves/RS. Também fui repórter no Jornal NH e no Diário de Canoas, em Novo Hamburgo e Canoas, respectivamente”, resgata Cláudia.

Paralelamente, ela passou a ajudar empresas a fazerem suas publicações. Então, resolveu se especializar em Comunicação Estratégia da Comunicação Empresarial. Isso fez com que ela fosse para uma empresa, na capital gaúcha, que produzia conteúdos para instituições e outros negócios.

Simultaneamente, a profissional atuou como repórter na Rádio FM Cultura. Esse veículo integrava a Fundação Piratini, em conjunto com a TVE-RS. Dessa forma, adquiriu experiência em comunicação pública.

Em outubro de 2015, Cláudia criou a MultiComunicação, com mais duas jornalistas. Inicialmente, a empresa era focada em assessoria de imprensa. Após alguns atendimentos, cada uma resolveu seguir o seu caminho.  “Então, descobri que precisava me preparar para o empreeendedorismo”, completa.

Uma nova parceria, em 2018, fez com que a empresa revesse serviços e mudasse sua identidade visual. A associada, no entanto, não se adaptou ao trabalho. No mesmo ano, Cláudia participou de um evento de empreendedorismo da H2Hub, na Unisinos, com as mentoras Izabel Santos e Vanessa Batisti. Elas também são sócias pela Viggas Co.Lab (uma parceria que deu muitos frutos, hoje nossas MultiClientes).

Por meio delas, a jornalista passou a fazer coach de carreira com a Giovana Santos (também nossa MultiCliente). “Foi fundamental para rever o meu propósito, pensar no que realmente valia a pena, decidindo investir de vez no empreendedorismo”, conta Cláudia.

Pandemia e reinvenção

Em 2019, a profissional saiu do seu último emprego, com carteira assinada. Passou, então a alçar “voos” solos. De antemão, ela começou na MultiComunicação com dois clientes fixos e passou a fazer freelancers. Após investir em networking, logo Cláudia conquistou novos parceiros. Depois de passar por uma cirurgia, em 2020, veio a pandemia da Covid-19. “Assim, como a maioria das pessoas, precisei me reinventar”, resgata.

Logo, a maioria dos negócios precisou fechar temporariamente. Em seguida, ela viu que era necessário se qualificar mais para atuar nesse “novo mundo”. Participou de um programa de pré-incubação da H2Hub, para a modelagem de um novo projeto. Paralelamente, ampliou o networking em grupos e redes. “Passei a produzir muito conteúdo sobre comunicação e marketing em diferentes plataformas”, lembra Cláudia.

Então, “caiu a ficha”. Ela notou que não se tratava mais só da jornalista Cláudia Boff, enfim da empreendedora, responsável pela MultiComunicação. “Foi um longo processo de autoconhecimento, cheio de altos e baixos, mas que me desafia a cada dia.”

A necessidade de transformação tem sido constante, acompanhando as mudanças do mercado. Mesmo neste período de crise econômica, a empresa seguiu conquistando novos clientes. Todavia, a MultiComunicação passou a ter pessoas que colaboram continuamente com seus projetos. Em 2021, no entanto, houve investimento em um novo site. Já neste ano, ocorreu a contratação de um novo talento para a equipe. Assim, é possível proporcionar mais conteúdo, estratégia e valor aos clientes.

Micro e pequena empresa: Vale a pena?

O volume de trabalho, contudo, costuma ser maior. Antes, o foco de atuação se concentrava na área profissional. O empreendedor precisa atuar em outras frentes, cuidando da gestão como um todo. Porém, há uma maior flexibilidade nos horários com a atuação em home office.

“É muito bom contribuir tanto para o planejamento quanto para a execução dos projetos dos clientes. Do mesmo modo, coloco a minha essência nos conteúdos e demais ações. Sinto-me realizada a cada feedback e bons resultados”, avalia Cláudia.

Além de contar histórias, o propósito dela passou a ser de contribuir para uma comunicação eficaz e de resultados. Não é fácil, sem dúvida, mas vale a pena ser empreendedor. Há bons ganhos e algumas recompensas, além de aprendizados. Vida longa ao caminho empreendedor!

Parabéns pelo Dia da Micro e Pequena Empresa. Com certeza, esses negócios fazem a diferença no mercado. Ajudam a movimentar a economia, contribuem com o país. Além disso, são fundamentais para o sustento de muitas famílias. Estamos juntos, contem sempre conosco!

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